Contabilidade
Professora Vânia de A Silva Machado vania.almeida@unopar.br
Contabilidade
A Contabilidade, estuda, registra e interpreta os fenômenos que afetam o PATRIMÔNIO das entidades.
Patrimônio
O Patrimônio de uma entidade é formado por BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES. BENS – Imóvel, Automóveis .... DIREITOS – Duplicatas a Receber, Contas a Receber .... OBRIGAÇÕES – Fornecedores, Contas a Pagar
Patrimônio
BENS
OBRIGAÇÕES
DIREITOS
Classificação das Contas
Conta é o nome técnico que identifica cada componente patrimonial (bem, direito ou obrigação), bem como identifica um componente de resultado (receita ou despesas).
• As Contas Patrimoniais são as que representam os elementos componentes do Patrimônio. Dividem-se em Ativas (Bens e direitos) e Passivas (Obrigações e PL). • As Contas de Resultado são as que representam variações no patrimônio da entidade. Dividem-se em Despesas e Receitas:
Despesas
Caracterizam-se pelo consumo de bens e pela utilização de serviços, com o objetivo de obter receitas. Como exemplo, podemos citar: Energia elétrica consumida O material de expediente Salários pagos.
Receitas
Decorrem da venda de bens ou da prestação de serviços. Como exemplo, podemos citar: Vendas de Mercadorias Receitas de Serviços Aluguéis Recebidos Juros Ativos
BALANÇO PATRIMONIAL
É uma demonstração contábil que evidencia em uma determinada data a posição patrimonial e financeira da Entidade. • É composto do Ativo, Passivo e Patrimônio Liquido.
Segundo Osni Moura: “O Balanço Patrimonial é uma demonstração financeira que evidencia, resumidamente, a situação patrimonial e financeira da entidade, qualitativa e quantitativamente”.
BALANÇO PATRIMONIAL
ATIVO PASSIVO
BENS
OBRIGAÇÕES
DIREITOS
PATRIMÔNIO LIQUIDO
BALANÇO PATRIMONIAL
No ATIVO as contas são dispostas em ordem decrescente do grau de liquidez, em 2 grandes grupos: • Ativo Circulante • Ativo Não Circulante
Liquidez é a