Contabilidade
Análise Horizontal das Demonstrações Financeiras seguida da Análise Vertical;
Quocientes (índices) são tidos como melhores instrumentos para avaliar a saúde das empresas.
Portanto, se eu quiser avaliar a saúde de uma empresa posso analisá-lo sob o âmbito dos seus índices ou quocientes.
Análise Horizontal das Demonstrações Financeiras Cuidados:
Se as cifras extraídas da demonstração financeira estiverem expressas em valores nominais, o crescimento dos índices (ou decréscimo) expressará porcentagens nominais.
Se as cifras estiverem corrigidas monetariamente, isto é, estiverem elas expressas num poder aquisitivo da moeda de determinado ano-base (que poderá se situar no início, no fim, no meio ou até fora das datas limites da série analisada), então o crescimento ou decréscimo dos itens poderá expressar o andamento real ou evolução da série analisada.
ANÁLISE VERTICAL DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
É realizada extraindo-se relacionamentos percentuais entre itens pertencentes à mesma Demonstração Financeira. Finalidade:
Dar uma idéia da representatividade de determinado item ou subgrupo de uma demonstração financeira relativamente a determinado total ou subtotal tomado como base.
Ex: Num BP podemos querer verificar quanto o AC representa com relação ao Ativo Total. Basta dividir a cifra representativa do Ativo Circulante pela cifra representativa do Ativo Total, multiplicar o resultado por 100 e colocar o sinal de percentagem.
Ressalta-se, todavia, que a análise vertical pode ser realizada para determinados subitens com relação ao total dos subitens.
Ex: Poderíamos ter o interesse de calcular a representatividade de cada componente principal do Ativo Circulante com relação ao total do Ativo Circulante Importância:
Importante para todas as Demonstrações Financeiras, mas ganha realce especial na Demonstração de Resultados, quando poderemos expressar os vários itens componentes da DRE com relação às vendas, brutas ou