Contabilidade
A abordagem comportamental nada mais é do que a ciência do comportamento, teve o desenvolvimento por Kurt Lewin. Nos Estados Unidos se desenvolve inicialmente novos conceitos, novas variáveis, da teoria administrativa baseada no comportamento humano nas organizações.
A ciência comportamental tem varia conclusões:
1- o ser humano é um ser social com algumas necessidades, ou seja, tende a desenvolver um relacionamento cooperativo independente de viver em grupo ou em organização social.
2- o ser humano é um ser psíquico, ou seja, tem capacidade de organizar suas percepções o que lhe permite uma organização cognitiva comum a todos os seres humanos.
3- o ser humano tem a capacidade de comunicação.
4- o ser humano é um ser hábil para aprender, sendo assim, o ser humano pode mudar seu comportamento e atitudes para padrões mais elevados e eficazes.
5- o ser humano tem o seu comportamento orientado para objetivos, pode ser complexo ou mutável.
E com a preocupação da abordagem comportamental ela é deslocada da estrutura para o processo e dinâmica organizacional.
A teoria organizacional explica como as pessoas se comportam.
Isto é, com o comportamento organizacional. Ainda predomina a ênfase nas pessoas, inaugurada com a Teoria das Relações Humanas, mas dentro de um contexto organizacional.
Para explicar o comportamento organizacional, a Teoria Comportamental fundamenta-se no comportamento individual das pessoas. Para poder explicar como as pessoas se comportam, torna-se necessário o estudo da motivação humana. Assim, um dos temas fundamentais da Teoria.
Comportamental da Administração é a motivação humana, campo no qual a teoria administrativa recebeu volumosa contribuição. Atualmente, as principais funções administrativas são: • Fixar objetivos (planejar); • Analisar: conhecer os problemas; • Solucionar problemas; • Organizar e alocar recursos (recursos financeiros e tecnológicos e as pessoas); • Comunicar,