Contabilidade
1) Qual a origem da Contabilidade?
R: Costuma-se dizer que a Contabilidade é tão antiga quanto à origem do homem. Se abrirmos a Bíblia em seu primeiro Livro, Gênesis, entre outras passagens que sugerem a Contabilidade, observamos uma “competição” no crescimento da riqueza (rebanho de ovelhas) entre Jacó e seu sogro Labão (+- 4.000 a.C.). Se a riqueza de Jacó crescia mais do que a de Labão, para conhecer esse fato era necessário um controle quantitativo, por mais rudimentar que fosse.
2) Quais os primeiros sinais de que existia Contabilidade na antiguidade
R: O Livro de Jó é considerado o mais antigo da Bíblia. Já no inicio deste livro há uma descrição exata da riqueza de Jó, nos mínimos detalhes. Isso mostra que Jó considerado na época o homem mais rico do Oriente, tinha um excelente contador.
Também são conhecidos cuneiformes em cerâmicas que relatavam as transações entre egípcios e babilônicos, destacando-se pagamentos de salários e impostos (+- 3.000 a.C.)
A Contabilidade, vai atingir sua maturidade entre os séculos XIII e XVI d.C. (comercio com a Índias, burguesia, renascimento, mercantilismo etc.) , consolidando-se pelo trabalho elaborado pelo frade franciscano Luca Pacioli, que publicou na Itália, em 1494, um trabalho sobre Contabilidade que ainda hoje é de grande utilidade no meio contábil. Assim nasceu a Escola Italiana de Contabilidades, que dominou o cenário mundial até o inicio do século XX.
A Evolução da Contabilidade
A Contabilidade é uma ciência social, pois estuda o comportamento das riquezas que se integram no patrimônio, em face das ações humanas.
A Contabilidade é um instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decisões. Com o passar do tempo, o governo começa a utilizar-se dela para arrecadar imposto e a torna obrigatória para a maioria das empresas.
Ainda que a Contabilidade se utilize de