Contabilidade
Gicelma do Nascimento Barros
Thaís Marlony Freire Santos
RESUMO
O presente estudo propõe uma reflexão a respeito do impacto direto que a cultura organizacional exerce sobre a qualidade de vida no trabalho, focado numa organização do terceiro setor e seus resultados. Neste contexto, buscou-se minimizar os impactos negativos das diversidades de culturas, e, ao mesmo tempo aproveitar essa diversidade na instituição para constituir uma política acertada. A pesquisa caracteriza-se como descritiva. A estratégia adotada foi o estudo de caso da organização, onde a preocupação com as mudanças de paradigmas culturais entre os colaboradores foi considerada em primeiro plano. O estudo de caso baseou-se em pesquisa documental e, como procedimento para coleta de dados, foi aplicado a alguns colaboradores da entidade, um questionário de pesquisa de clima, bem como uma avaliação de forma ampla, da qualidade da gestão da organização. Os resultados da pesquisa destacaram claramente, o impacto direto da cultura organizacional dos colaboradores, dentro da organização em estudo.
Palavras chave: Cultura Organizacional, Intervenção Organizacional, Terceiro Setor.
1 INTRODUÇÃO
Romper antigos paradigmas de gestão tornou-se vital para toda e qualquer organização, que possui diferencial competitivo.
É neste cenário que uma cultura organizacional afirmativa e bem consistente, tem se revelado fator importante para o alcance dos objetivos e metas da organização, na medida em que consegue melhorar e potencializar seus maiores ativos intangíveis – o capital humano e intelectual.
Neste contexto, verifica que em uma organização, na qual seja predominante a comunicação, transparência, compartilhamento de informações, valores e crenças, além de gerar aceitação e consentimento possibilitando desenvolver na equipe de colaboradores sentimento de coletividade.
Frequentemente tem-se neste cenário, um clima organizacional onde o bem estar