Contabilidade I
Exercitar a Razão, tendo a escrita um papel fundamental para exercitar mais a razão, a filosofia se realiza pela reflexão. Até o surgimento da filosofia o homem era dominado pelo pensamento mítico e pela religião. Com o surgimento da filosofia os gregos passaram a pensar com a razão, deixaram de acreditar nos mitos que tinha uma função socializadora e que com o passar do tempo foram perdendo este valor de contrução na sociedade Grega, deixando de ser uma narrativa socializadora tornando-se fábulas, mentiras e falsidade. A Filosofia, passou a se preocupar com o desenvolvimento de raciocínios lógicos, tendo como finalidade desvendar as relações de causas e efeitos entre as coisas.
2. Vamos colocar em prática nossos estudos, procure descrever o que se entende por filosofia no senso comum. Pergunte a algumas pessoas conhecidas, e verifique qual a diferença com o conceito que os gregos deram à filosofia.
3. Qual a comparação que podemos fazer entre a filosofia de Platão e a filosofia de Aristóteles?
Para Platão as ideias teriam sua origem na própria experiência, já para Aristóteles o desafio era transformar a exeperiência em saber.
Platão defendia o Inatismo, nascemos como princípios racionais e idéias inatas. A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligível, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes.
Já Aristóteles era um filosofo que defendia o Empirismo, as idéias são adquiridas através de experiência, na realidade o Empirismo não era concreto na época de Aristóteles, muitos filósofos defendem que Aristóteles foi um dos criadores das principais idéias do Empirismo e para outros filósofos ele é apenas um realista, um filósofo que dá muita importância para o mundo exterior e para os sentidos, como a única fonte do conhecimento e aprimoramento do intelecto.