Contabilidade e suas Áreas de Atuação
Para o desenvolvimento das atividades da empresa muitas vezes há a necessidade de um envolvimento em operações financeiras, para gerar recursos, que pode envolver um empréstimo ou mesmo ou mesmo recebimento de duplicatas geradas de vendas a prazo a clientes, onde o pagamento após o vencimento gera um juro ativo.
Outros exemplos ainda, são os descontos obtidos na compra de mercadoria e também os descontos concedidos na venda de mercadoria a clientes.
Empréstimos e financiamentos são obrigações que a empresa assume para obter recursos financeiros para aplicar na empresa. Esses valores geralmente são adquiridos para capital de giro, com características de curto prazo, enquanto valores adquiridos para expansão da empresa e de suas atividades, são na maioria das vezes a longo prazo.
Podemos citar dois tipos de empréstimos: correção monetária prefixada, nesse caso a empresa no dia da negociação, e já na correção monetária a empresa só vai saber o montante dos encargos incidentes na negociação no dia do vencimento.
No decorrer das atividades da empresa, pode haver recursos financeiros maiores que o valor necessário para seu capital de giro, esses recursos geralmente são transferidos das contas Caixa ou Banco conta movimento para uma aplicação financeira, um investimento, essa conta será movimentada diante as necessidades da empresa.
Para Fábio Rogério Proença (2009, pg 118):
Há uma diversidade de aplicações que podem ser efetuadas tanto no mercado financeiro quanto no mercado de capitais, na compra de títulos de crédito e valores mobiliários públicos ou particulares, como fundos de liquidez imediata; fundos de investimento de renda fixa ou variável; Certificados de Depósitos Bancários (CDBs); Recibos de Depósitos Bancários (RDBs). Depósitos a prazo fixo; títulos e letras do Tesouro Nacional ou dos Estados; letras de Câmbio; dedêntures; aplicações em ouro; aplicações em títulos representativos do capital de outras sociedades, depósitos em