CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO.fichamento
918 palavras
4 páginas
3JOSÉ ROBÉRIO LIMA XISTO
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – DEDC/CAMPUS VII
CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NA ADMINISTRAÇÃO DA MICRO E
PEQUENA EMPRESA.
SANTOS, Aroldo Luis dos. A importância da Contabilidade na Administração da
Micro e Pequena Empresa. Revista Conteúdo. Capivari, v. 2, n.1. jan/jul.2012.
Apresenta
uma
breve
explanação
do
surgimento
da
contabilidade
descrevendo que ela existe desde os primórdios da atividade comercial, ou seja, por volta de 4500 a.C.. Na Mesopotâmia já existia os primeiros indícios de atividade comercial e no Egito havia os escribas que são considerados os precursores do contabilista. Evidencia que além do papiro, tábuas de madeira, pedras, cordas ou até ramos de árvores já foram empregados por vários povos para o registro rudimentar de trocas e quitação de dívidas ou pagamento de impostos.
Considera que o acúmulo de capitais e demanda foram responsáveis pela criação de novos negócios e a geração de empregos, trazendo junto à necessidade de registrar e controlar as atividades.
Em decorrência dessas necessidades foi estimulado o estudo da matemática e o aprimoramento dos métodos de cálculos que os mercadores europeus aprenderam com os árabes. Para atender às necessidades de um sistema de controle cada vez mais complexo, Leonardo de Pisa publicou o primeiro livro enfocando, num mesmo contexto, temas como: adição, subtração, preços de produtos, sociedades, e introduziu os dez numerais arábicos, incluindo o zero.
4
Esclarece ainda que foi nesse panorama, segundo Castro e Palhares (1990,
p.19), que surgiu o método das partidas dobradas e o aparecimento da
Contabilidade como um método de controle e registro das operações comerciais.
Isso só foi possível devido à existência simultânea de certos elementos, que são: a escrita, aritmética, propriedade privada, dinheiro, comércio e capital.
Registra que o método das partidas dobradas