Contabilidade Tributária
O presente trabalho contribuirá com importantes informações da contabilidade tributária vamos descrever a história dos tributos e dos poderes, atribuições e limitações do Estado de Direito em matéria tributária.
Explicaremos o que é um tributo e qual sua lógica, qual a finalidade do PIS/PASEP, COFINS, ICMS, IPI, ISS, IRPJ, CSLL.
Descreveremos também sobre o lucro e seus tributos incidentes e os diferentes regimes de tributação, a definição do lucro real, lucro presumido e simples nacional suas alíquotas e como fazer os cálculos.
Através dele teremos um conhecimento mais aprofundado sobre os benefícios que a contabilidade proporciona.
1.1 Objetivo Como objetivo, o trabalho propõe-se à compreensão dos principais conceitos que envolvem a contabilidade tributária, especialmente o entendimento da lógica de alguns tributos e regimes tributários para que com eles e seus cálculos, possa-se analisar a tributação mais viável para a empresa fictícia indicada nesta ATPS.
1.2 Justificativa
Para as empresas, redução de custos e despesas é de extrema importância para a tomada de decisões, pois o mercado de trabalho é bastante competitivo e o empresário deve estar preparado para adequar-se as constantes mudanças. Quando esta redução trata-se de tributos, o único profissional habilitado para proceder a um estudo e avaliar se estes não estão sendo excessivos é o profissional contábil.
Através do Planejamento Tributário, o profissional contábil poderá auxiliar a empresa a reduzir legalmente sua carga tributária, analisando as diversas formas de tributação, dentro dos princípios contábeis e da legislação vigente.
É função do contador, conhecer a legislação pertinente e certificar-se de que sua aplicabilidade não poderá ser considerada ilícita e, simultaneamente, procurar maneiras para que, dentro da legalidade e com segurança, a empresa obtenha economias no pagamento de tributos.
Diante disso, este trabalho é de grande importância para a empresa,