Contabilidade Terceiro Setor Slaydes
771 palavras
4 páginas
*CONTABILIDADE NO TERCEIRO SETOR
* ADRIANA FERREIRA SANTANA
* ALINE BASTOS DA SILVA CÔRTES
* ÂNGELA MARIA TORRES DE OLIVEIRA DOS SANTOS
* DÁRLEO PICHARA AFFONSO
* LUCIMAR NUNES DE OLIVEIRA
* VALDECIR DE ALMEIDA
INTRODUÇÃO
O presente trabalho elucida de forma teórica e prática a Contabilidade para as entidades do Terceiro Setor. Neste trabalho especificamente utilizaremos as informações fornecidas pela empresa “Grupo Criança Feliz”, que é voltada ao amparo de crianças carentes, entidade essa que não remunera a diretoria e nem tem fins lucrativos.
Trimestralmente a entidade deve apresentar aos seus associados o seu Balanço Social e a
Demonstração do Superávit ou Déficit do exercício.
Utilizando das informações fornecidas pela entidade com relação aos eventos realizados nos meses de julho, agosto e setembro, o grupo Avaldar apresentará os razonetes encerrando o exercício no último mês, faremos o fechamento do exercício apresentando o
Balanço Social e a Demonstração do Superávit ou Déficit do Exercício.
Justifica-se a apresentação deste, dando a oportunidade de esclarecer possíveis dúvidas e adquirir conhecimento sobre o Terceiro Setor, bem como a entidade “Grupo Criança Feliz”, que necessita de doações para que possa continuar suas atividades diárias.
“O terceiro setor é o segmento da sociedade em que as atividades não têm característica lucrativa, objetivando o atendimento de necessidades coletivas ou públicas”
(COELHO, 2002, p. 39).
A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE PARA O TERCEIRO SETOR
De grande importância é a contabilidade para o terceiro setor, pois, com auxilio desta, é possível demonstrar para a sociedade o trabalho que realmente vem sendo desenvolvido por parte dessas instituições sem fins lucrativos. Um dos grandes problemas encontrados por elas é a falta de confiabilidade por parte da grande maioria da sociedade, devido ao envolvimento de algumas dessas instituições em escândalos fraudulentos. Quanto mais clara for a mensuração de todo o processo