Contabilidade, Orçamento e Direito Empresarial
INTRODUÇÃO
Nesse trabalho tratará sobre Contabilidade, Orçamento e Direito Empresarial.
Descrevendo conceito de cada um deles, sua aplicabilidade na contabilidade, para melhor entendimento dentro dos parâmetros que cada um desempenha.
DESENVOLVIMENTO planejamento financeiro – características e fundamentos
A expressão planejamento tem em seu significado literal o ato ou efeito de planejar, trabalho de preparação para qualquer empreendimento, segundo o roteiro e métodos determinados, processo que leva ao estabelecimento de um conjunto coordenado de ações para a direção de uma empresa, visando alcançar determinados objetivos. Já financeiro significa, relativo a finanças a gestão de dinheiros ou recursos líquidos. Portanto, planejamento financeiro significa a união desses dois conceitos levados ao plano empresarial.
De acordo com Lemes (2002,p.243)
O planejamento financeiro direciona a empresa e estabelece o modo pelo qual os objetivos financeiros podem ser alcançados. Um plano financeiro é, portanto, uma declaração do que deve ser feito no futuro. Em sua maioria, as decisões numa empresa demoram bastante para serem implantadas. Numa situação de incerteza, isso exige que as decisões sejam analisadas com grande antecedência.
No entanto dentro do planejamento existem as suas características que são: a adequação à realidade, exeqüibilidade e a flexibilidade.
A adequação à realidade refere-se ao diagnóstico que dará condições a esta qualidade: avaliação constante desde o primeiro momento para reestruturar o planejamento sempre que necessário.
Exeqüibilidade é um plano que deve ser real, concreto, realizável, a ponto de ser possível executá-lo integralmente, dentro das condições previstas. Não se concebe um trabalho burocrático.
Flexibilidade é um planejamento que é concebido com dinamismo