CONTABILIDADE, ORÇAMENTO E DIREITO EMPRESARIAL
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
JULIMAR DE OLIVEIRA FILHO
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR
INDIVIDUAL
Salinas, MG
2012
JULIMAR DE OLIVEIRA FILHO
CONTABILIDADE, ORÇAMENTO E DIREITO EMPRESARIAL
Trabalho de Portfólio apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral.
Salinas, MG
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
O ambiente empresarial mundial vem passando por modificações profundas com extrema velocidade. O fenômeno da globalização encurtou as distâncias e exige organizações ágeis e competitivas. Para sobreviver, as empresas são obrigadas a adotarem, sistematicamente, novos métodos de trabalho, que possam aumentar a sua competitividade, tornando-se um diferencial e, assim, fazer frente a uma concorrência cada vez mais acirrada (BRUNI e GOMES, 2010)
Segundo os mesmos autores, para obter esse diferencial, as empresas têm que investir, adotando novas tecnologias produtivas, estratégias de marketing agressivas e ferramentas administrativas para auxiliar na gestão do negócio, a fim de ofertar produtos com qualidade e preço diferenciados.
Algumas dessas ferramentas administrativas tornaram-se indispensáveis na gestão das organizações. Dentre elas pode-se citar o planejamento (ordenação das atividades para atingir objetivos definidos, encontrando uma forma de fazer melhor e mais rápidos) e o orçamento (racionalização dos recursos disponíveis – humanos, financeiros e materiais – vendendo produtos mais baratos, consequentemente) (BRUNI e GOMES, 2010).
A informação contábil é relevante quando pode influenciar as decisões das empresas, contribuindo para avaliação de fatos passados, presentes ou futuros, confirmando ou corrigindo avaliações anteriores. O atributo da compreensibilidade concerne à clareza e objetividade com que a informação