Contabilidade no contexto internacional - Brasil
CONTABILIDADE NO CONTEXTO INTERNACIONAL: BRASIL¹
RESUMO:
O presente estudo é parte integrada da Atividade de Simulação Profissional Integrada (ASPI) cujo objetivo principal é o estudo de um determinado tema e sua aplicação prática. Esse estudo é articulado por todas as disciplinas do período. Além disso, a ASPI promove o envolvimento, comprometimento da turma e a união entre os alunos, proporcionando a formação de profissionais capacitados para o mercado de trabalho, tanto na teoria quanto na prática, aprendendo a trabalhar em equipe e expor suas opiniões ao grupo. A partir dessa proposta foi desenvolvida a contabilidade no contexto internacional, para buscar informações sobre a contabilidade no mundo, tendo como foco principal a implantação dessas normas no Brasil, visando uma maior transparência das informações contábeis, e com essa visão diminuir os riscos nos investimentos internacionais. Concluiu-se que de modo específico o tema busca mostrar como é a contabilidade no Brasil, país sobre o qual trata este artigo, seus aspectos socioeconômicos e culturais.
PALAVRAS CHAVE:
ASPI, Brasil, Contabilidade, Economia, IFRS
1. INTRODUÇÃO
Com mais freqüência as empresas no Brasil notam a importância da Contabilidade, para uma boa e correta gestão das entidades. Agindo dessa forma essas entidades, oferecem tranqüilidade, no desenvolvimento e no sucesso dos negócios, sem descumprir as normas legais.
A contabilidade por ser uma ciência social, estuda praticas, controle e função de registros, de acordo com atos e fatos administrativos da empresa. Um profissional especializado dentro dessas entidades saberá qual é a melhor, alternativa, em prol da continuidade, equilíbrio e lucratividade das entidades.
A principal função da contabilidade é gerar informações econômicas, para os investidores, fornecedores, bancos, governo, cliente, sindicatos, funcionários. (Marion, 2005, pg26)
Todos