Contabilidade internacional
CONTABILIDADE INTERNACIONAL
Professora Eliana de Souza Silva
Elisangela Batalha 21013006-7
Diferenças Internacionais na Elaboração e apresentação das demonstrações contábeis
A contabilidade, é uma ciência social e fortemente influenciada pelo ambiente em que atua. Valores culturais, tradição histórica, estrutura política, econônica e social refletem nas práticas contábeis de uma nação e, consequentemente a evolução das mesmas pode estar vinculada ao nível de desenvolvimento econômico dos países.
Contabilidade é considerada a linguagem “dos negócios”, onde os principais agentes econômicos buscam informações de natureza econômico-financeira sobre a performance empresarial e avaliação de riscos para realizar investimentos. Assim, no atual cenário globalizado a contabilidade ultrapassou as fronteiras, deixando de ter sua utilidade limitada ao campo doméstico para servir de instrumento de processo decisório em nível internacional. Como a linguagem não é homogênea em termos internacionais, pois cada país tem suas práticas contábeis próprias, significando dizer que o lucro de uma empresa brasileira não seria o mesmo se adotadas práticas contábeis de outros países, dificultando sua compreensão devido à falta de uniformidade. Já que cada país tem critérios próprios e diferentes para reconhecer e mensurar cada transação, a busca de critérios constâneos é o processo de harmonização contábil internacional, visando proporcionar uma compreensão dessa linguagem e sua comparabilidade.
Classificação dos sitemas contábeis
Classificar sistemas contábeis nacionais não é uma tarefa fácil para os pesquisadores, de forma geral a maioria dos autores destaca dois grandes grupos distintos: o modelo Anglo-Saxão e o modelo Continental.
O modelo Anglo-Saxão é composto por países como Grã-Bretanha (incluindo Inglaterra, País de Gales, Irlanda, e Escócia), Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos da