Fisica na estrada
[pic][pic]
Notas:
26 – O sistema ABS alivia automaticamente a pressão do freio sempre que a roda estiver na iminência de travamento. Em motos equipadas com ABS, o piloto pode “alicatar” os freios que a roda não vai travar, conferindo, dessa forma, grande segurança ao piloto. Pena que custem tão caro.
27 – A pressão a ser aplicada no manete de freio pode variar bastante de uma moto para outra, dependendo da sensibilidade dos comandos.
Outro detalhe com que se deve tomar cuidado é quando estiver passando sobre as faixas pintadas que dividem as pistas ou assinalam travessia de pedestres: sob chuva elas ficam lisas e as frenagens podem provocar derrapagens.
[pic]
Observe na tabela acima (nota 28) como a distância total de frenagem aumenta significativamente com um pequeno aumento da velocidade. A distância de reação corresponde a distância percorrida pelo piloto desde o momento em que ele detecta o perigo e aciona os freios. A tabela acima foi calculada tendo por base um motociclista “normal” de rua (tempo de reação de um segundo) e não um piloto profissional de competição (reação de meio segundo). Observe a distância de reação percorrida em cada velocidade. Isto faz com que, em muitos casos, ante a iminência do acidente, o piloto nem tenha tempo de acionar os comandos do freio. Por isso o excesso de velocidade tem sido a causa de tantos acidentes.
[pic][pic]
[pic]
[pic]
- Distância de seguimento: É aquela que você deve manter entre o seu veículo e o que vai à frente, de forma que você possa parar, mesmo numa emergência, sem colidir com a traseira do outro.
- Distância de reação: É aquela que seu veículo percorre, desde o momento que você vê a situação de perigo, até o momento em que pisa no freio. Ou seja, desde o momento em que o condutor tira o pé do acelerador até colocá-lo no freio.
- Distância de frenagem: É aquela que o