Contabilidade Internacional
Os princípios de contabilidade geralmente aceitos que deveriam ser observados pelas companhias abertas na elaboração das suas demonstrações financeiras. Cumpre salientar que o parecer do auditor deveria mencionar obrigatoriamente se as demonstrações financeiras se estavam ou não refletindo a posição financeira da companhia em conformidade com os princípios de contabilidade geralmente aceitos. Com Resolução 530/1981 defini quais eram os princípios fundamentais de contabilidade (e não princípios contábeis geralmente aceitos), mais com isso trouxe pouco significado prático para os contadores e auditores, pois prevalência somente as demonstrações financeira se estavam ou não de acordo com a legislação ou regulamente vigente.
Em 1993 houve um avanço com a Resolução 750 CFC definindo os 7(setes) princípios – Entidade, Continuidade, Custo como Base de Valor, Prudência, Competência, Objetividade e Atualização Monetária, sendo que o último foi decorrente da elevada inflação que o país vivenciou à época, tendo alcançado, segundo índices oficiais, mais de 1.800% ao ano em 1990. Assim o CFC cria um grupo de Trabalho específico para desenvolver as Normas Brasileira de contabilidade.
2. O conselho federal de contabilidade publicou no diário oficial da união no dia 29 de abril na seção 3, pg. 188 a 245, o resultado da primeira edição de 2015 do exame de suficiência. As provas para categoria de bacharel em ciências contábeis e técnico em contabilidade foram aplicadas no dia 22 de março, em mais de 120 cidades de todas as unidades da federação. O total de escritos