Contabilidade Internacional
FACULDADE EMPRESARIAL DE CHAPECÓ - FAEM
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CONTABILIDADE E SEU AMBIENTE: UM ESTUDO COMPARATIVO ENVOLVENDO PAÍSES INTEGRANTES DO MODELO
ANGLO-SAXÃO E DA EUROPA CONTINENTAL
AGACIEL DA SILVA FRANCIELE KICH
Chapecó (SC), Novembro/2014.
1 INTRODUÇÃO
Os Estados Unidos da América, modelo anglo saxão, é de longe o país com maior tradição contábil e também a maior potência mundial com notável contribuição para a pesquisa em contabilidade. Neste país a contabilidade é orientada para as necessidades de decisão de investimento com grandes e desenvolvidos mercados de capitais. A Grã-Bretanha é o berço da contabilidade moderna, considerada um país com tradição de liderança, profissionalismo, transparência e organização e que exportou seu modelo para vários países como EUA, Austrália, Nova Zelândia, Hong-Kong, Canadá, Índia, Cingapura, Malásia, Quênia, Nigéria, Nova Guiné, África do Sul, entre outros.
.
1. AMBIENTE LEGAL E REGULAMENTAR
2.1 ESTADOS UNIDOS
O Financial Accounting Standards Board (FASB) é uma organização estadunidense sem fins lucrativos criado em 1973 para padronizar os procedimentos da contabilidade financeira de empresas cotadas em bolsa e não governamentais.
2.2 GRÃ-BETANHA
Legislação de 1947 (Companies Act 1947) é considerada o marco do desenvolvimento da contabilidade até o surgimento do Companies Act 1985. A legislação comercial estabelece regras distintas de financial reporting para grandes, médias e pequenas empresas.
3 PROFISSÃO CONTÁBIL
3.1 ESTADOS UNIDOS
Em 1937 surge o AICPA, principal órgão da profissão contábil que existe até hoje; 1938 desenvolvimento dos princípios contábeis; 1939 até 1959 Comitê de Procedimentos Contábeis (CAP); 1959 até 1972 Colegiado de Princípios Contábeis