Contabilidade internacional
Capitulo 9
LIVRO PAGINA 118 A 120.
Estudo de caso 4
Dados:
Um grupo empresarial fechou um contrato por meio de um grande processo de licitação para a reconstrução de uma ponte que foi destruída por uma enchente provocada pelas chuvas o ano anterior. A ponte será construída no período de 2 anos e o capital total necessário para a construção será em torno de $ 15 milhões. Para permitir uma margem de segurança e aproveitamento as disponibilidades de credito e de taxas atrativas do momento, no inicio do primeiro ano, a companhia tomou emprestado $ 18 milhões de três fontes de financiamento distintas e usará os $3 milhões extras como capital de giro. Os empréstimos foram obtidos da seguinte forma:
Empréstimo bancário: $ 4 milhões a taxa nominal e efetiva de 10%a.a.
Empréstimo institucional: $ 5 milhões a taxa nominal e efetiva de 11% a.a.
Emissão de debêntures: $9 milhões a taxa d=nominal e efetiva de 12% a.a.
No primeiro ano da construção da ponte, existiam recursos ociosos da ordem de $ 8 milhões, os quais foram aplicados por um período de seis meses. a rentabilidade desse investimento foi de $ 840.000.
QUESTÃO
Considerando que não há amortização dos empréstimos, como o grupo deve tratar os custos sobre os empréstimos e como ele procederia com a receita de aplicação? Qual o valor dos custos dos empréstimos capitalizados no primeiro ano? 9.11 Teste de múltipla escolha
1.São exemplos de ativos qualificados , exceto
(e) Estoques de autopeças produzidas durante o mês.
2.São custos de empréstimos passíveis de capitalização, exceto:
(b) remuneração do capital investido pelos acionistas destinado especificamente para a fabricação de um ativo qualificado.
3.O grupo empresarial XYZ contratou, no início de 2007, dois empréstimos de diferentes instituições financeiras :um no valor de $3 milhões à taxa de juros de 15% a.a. do banco ABC e outro de $5 milhões à taxa de juros de 16% a.a. do banco KWO. Desse montante a