contabilidade intermediaria
2.2 Conceitos de regime de caixa e regime de competência
Regime de Caixa: É o regime contábil que apropria as receitas e despesas no período de seu recebimento ou pagamento, respectivamente, independentemente do momento em que são realizadas. Diferente do regime de competência o Regime de Caixa, considera o registro dos documentos quando estes foram pagos, liquidados, ou recebidos independente de datas, como se fosse uma conta bancária.
E talvez a depreciação do bens parece não ser importante, mas é, uma vez que no futuro você precisará repor esse bem, por isso há necessidade de averiguar se o que você ganha hoje, o seu lucro, cobre também essa depreciação. Regime de Competência: o registro do documento se dá na data do fato gerador (ou seja, na data do documento, não importando quando vou pagar ou receber).
A Contabilidade se utiliza do Regime de Competência, ou seja, são contabilizados como Receita ou Despesa, os valores dentro do mês de Competência “quando Gerados", na data onde ocorreu o fato Gerador, na data da realização do serviço, material, da venda, do desconto, não importando para a Contabilidade quando vou pagar ou receber, mas sim quando foi realizado o ato.
O fluxo de caixa tem objetivo informar a real situação que a empresa tem para liquidar os compromissos feitos a curto e a longo prazo.
Sobra de dinheiro em caixa não é sinônimo da obtenção de lucro!
Exemplo de casos que retratam esta situação:
-venda de mercadoria a vista comprada a prazo
-venda de mercadoria disponíveis em estoque e que já tenham sido pagos em períodos anteriores
-recebimentos em datas inferiores aos respectivos pagamentos, “quando o prazo para pagamento da compra é superior ao do recebimento das vendas”
2.3.1
“Ajude o contador da empresa a contabilizar a operação adiante, de acordo com o Regime de Competência e responder às questões abaixo: a Companhia Beta contratou, em 01/08/2010, um seguro contra incêndio para sua fábrica, com