Contabilidade industrial
Dentre as atividades empresariais existentes há a industrial e como o objetivo da Contabilidade é manter o controle permanente do patrimônio das entidades surge a Contabilidade Industrial, que é uma ramificação da Ciência Contábil voltada para atender este ramo específico de atividade empresarial.
Antes de iniciarmos nossa disciplina pergunto: "Você saberia citar algumas características pertinentes a Contabilidade Industrial?" Sim, Não! É justamente sobre estas características que falaremos a partir de agora.
Vamos ao trabalho!
Inicialmente quero comentar sobre as principais características de uma EMPRESA INDUSTRIAL.
Partindo-se do entendimento que EMPRESA é toda atividade econômica com fins lucrativos, a EMPRESA INDUSTRIAL é aquela que se constitui com finalidade de exercer atividade industrial, ou seja, comprar matéria prima e outros e transforma-los em produtos acabados, com o objetivo de obter lucro. Como foi dito a atividade industrial caracteriza-se pela transformação de matérias-primas em produtos e através deste procedimento visa obter o lucro, para isto, ela deve exercer algumas funções supletivas, tais como:
1) Função Técnica, transformação dos materiais;
2) Função Mercantil, de compra de matérias-primas e vendas de produtos;
3) Função Financeira, de obtenção de financiamentos e aplicação de capitais;
4) Função Econômica, de aumento de seu patrimônio com lucros obtidos;
5) Função Social, de criação de empregos, bens e utilidades, etc. Falamos sobre as funções e agora veremos a Classificação das Empresas Industriais. companhe! As empresas industriais podem ser classificadas de acordo com vários aspectos, sendo, sem o mais importante aquele que diz respeito à natureza dos produtos que transforma.
Assim, podemos enquadrá-las em dois grupos: * Indústrias primárias, ou seja, de extração e de beneficiamento; * Indústrias manufatureiras e ou fabris.
Vem daí uma infinidade de ramos industriais especializados,