Contabilidade Industrial
A contabilidade é manter o controle permanente do patrimônio das entidades surge a Contabilidade Industrial, que é uma ramificação da Ciência Contábil voltada para atender este ramo específico de atividade empresarial. A Empresa Industrial é aquela que se constitui com finalidade de exercer atividade industrial, ou seja, comprar matéria prima e outros e transforma-los em produtos acabados, com o objetivo de obter lucro. Como foi dito a atividade industrial caracteriza-se pela transformação de matérias-primas em produtos e através deste procedimento visa obter o lucro, para isto, ela deve exercer algumas funções supletivas, tais como:
1) Função Técnica, transformação dos materiais;
2) Função Mercantil, de compra de matérias-primas e vendas de produtos;
3) Função Financeira, de obtenção de financiamentos e aplicação de capitais;
4) Função Econômica, de aumento de seu patrimônio com lucros obtidos;
5) Função Social, de criação de empregos, bens e utilidades, etc.
2.1 O SISTEMA DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS
É a forma como os custos são acumulados e apropriados aos produtos. Que são elas:
Produção por Ordem ou Encomenda – Quando a empresa fabrica produtos diferentes, em pequenas quantidades, geralmente atendendo pedidos específicos dos clientes. Nesse sistema os custos são acumulados por Ordem de Produção ou Ordem de Fabricação. A soma das Ordens de Produção ou Ordem de fabricação. A soma das Ordens de produção em aberto representa o Estoque dos produtos em processo. Á medida que os produtos são completados, as ordens de produção são encerradas e os custos são transferidos para o estoque de produtos acabados (ou CPV, se for o caso). Ex.: indústria naval, equipamentos, aviões, etc.
Produção Continua ou em Série - Quando a empresas opera na fabricação de produtos iguais, produzidos de maneira continua. Geralmente produz para o estoque. No sistema de acumulação de custos por processo, os custos são inicialmente classificados por natureza