contabilidade industrial e seu campo de atuação
1.1. A EMPRESA INDUSTRIAL
Empresa é toda atividade econômica, com fins lucrativos, sob qualquer forma jurídica, para exploração de uma atividade lícita. Empresa industrial é aquela que se constitui juridicamente e legalmente, com a finalidade de exercer atividade industrial, caracteriza-se pela transformação de coisas, que originalmente em latim, significa industruere, significando, habilidade para se fazer determinada coisa. O conceito de indústria diverge nos diversos autores, assim, podemos considerá-la:
- na acepção ampla, indústria é toda e qualquer atividade ou trabalho humano;
- na acepção média, indústria significa trabalho material que exige o emprego da força humana;
- na acepção estrita ou técnica, indústria é o conjunto de atos de transformações exercidas sobre a matéria prima, com o fim de adaptá-la à satisfação das necessidades humanas.
Empresa industrial ou de produção é um conjunto orgânico de pessoas e de bens que sob uma administração, destina-se a transformação ou ao beneficiamento de utilidades, tornando-as por isso aptas a satisfazer as necessidades humanas, tendo por finalidade auferir o “lucro’, que é a diferença entre o valor de venda e o valor de custo dessa utilidade.
1.2. FUNÇÕES DA EMPRESA INDUSTRIAL
A gestão ou administração das empresas industriais se exercem, através das funções praticadas pelos seus dirigentes e subordinados. Ou seja, o conjunto dos acontecimentos ocorridos em relação à empresa industrial em decorrência de sua atividade e na consecução de seus objetivos. A administração tem por fim, coordenar os elementos materiais e humanos das organizações para que se atinjam seus fins. Portanto, podemos destacar que a empresa é a reunião de uma patrimônio, trabalho e administração.
Onde, Patrimônio é o conjunto de valores econômicos pertencentes ou colocados a disposição da empresa; Trabalho é a força produtora, que cria e aumenta utilidades, isto é,