Contabilidade gerencial
A atividade proposta a ser desenvolvida é: * Em um texto dissertativo comentar sobre contas e a sua função (p.50), teoria patrimonialista (p.54), Plano de contas (p.57), elenco de contas (p.58), importância do plano de contas (p.61).
O conceito de conta, em contabilidade, é a denominação contábil que identifica e controla os elementos contábeis de uma natureza semelhante.
Em sua escrituração, todo crédito que a empresa possui necessita de um débito no mesmo valor, esse processo é chamado de partidas dobradas, é um método universal para os registros contábeis.
Uma conta de reunir todas as informações de todos os eventos e valores patrimoniais, como entrada e saída de mesma natureza, isso é um recurso contábil que auxilia na visualização a movimentação dos bens patrimoniais de uma organização.
Toda operação que movimenta cada conta deve ser registrada, pois cada uma tem sua finalidade e precisa estar bem especificada para quem for de interesse saber exatamente o que acontece em determinado local.
Com uma conta toda organizada, consegue apresentar graficamente a variação patrimonial, isso auxilia em toda tomada de decisão perante a empresa.
Uma boa teoria que consegue especificar quanto vale o patrimônio de uma empresa é a teoria patrimonialista, em que a mesma divide todos os bens em dois: contas patrimoniais, que representam bens , direitos e obrigações da organização; e as contas de resultado, que é a situação financeira da empresa e suas variações.
Todo esse processo, de controle entre contas e o que acontece nas mesmas, pode ser chamado de Plano de Contas, que tem como função manter a comunicação entre as pessoas ligadas a empresa com seu setor contábil, esse elo ajuda na eficiência na informação passada.
Algo importante que constitui o plano de contas, é o elenco de contas, que é uma relação de todas contas utilizadas para o registro dos fatos contábeis.
Tudo isso, somente prova o tamanho da importância da existência de