Contabilidade gerencial
INTRODUÇÃO
Contabilidade é uma “ciência que através de seus princípios e conceitos, registra as transações financeiras de forma que permite o controle efetivo do patrimônio de uma entidade” (Sant’Anna), além de ser uma atividade fundamental na vida econômica de uma empresa, mesmo nas empresas mais simples ela se torna necessária para organização de ativos, dívidas e negociações com terceiros. O papel da contabilidade se tornou mais importante na atual economia, posto que recursos escassos faz que o papel da gestão procure por alternativas melhores, e para identificá-los são necessários os dados contábeis.
Segundo o autor Padovese (1996) observa que, em sentido amplo, a Contabilidade trata da coleta, apresentação e interpretação dos fatos econômicos; a Contabilidade Gerencial é utilizada para descrever essa atividade dentro de uma organização e a expressão Contabilidade Financeira quando essa organização presta informações a terceiros.
O autor ainda afirma que a Contabilidade Gerencial possui subdivisões que compõe todo sistema de informação gerencial.
De acordo com Abreu e Abreu (2002) um Sistema de Informações Gerenciais, também chamado de SIG, pode ser definido como o processo de transformação de dados em informações, as quais serão utilizadas na estrutura decisória da empresa e que proporcionam a sustentação administrativa visando à otimização dos resultados esperados.
Em resumo podemos dizer que a Contabilidade Gerencial é a utilização de informações, registros e controles contábeis com o objetivo de gerir uma entidade, que por si trata-se de um processo complexo e amplo, que necessita de uma estrutura de informações, sendo a contabilidade a principal delas.
CONTABILIDADE GERENCIAL E SUAS FUNÇÕES
Contabilidade gerencial é a área da contabilidade onde se procura estabelecer e determinar o futuro desenvolvimento de uma empresa. Está totalmente voltada para o planejamento estratégico. Em geral o ponto de partida