Contabilidade gerencial
O objetivo do trabalho é mostrar que durante anos a contabilidade foi vista apenas como um sistema de informações tributárias, mas atualmente com um mercado altamente competitivo, ela é observada como um instrumento gerencial que auxilia os empresários nas decisões, e no processo de gestão, planejamento, execução e controle.
O trabalho objetiva identificar o processo de tomadas de decisão nas organizações, apontar a sua importância; identificar como as escolhas dos gestores no processo decisório podem levar a organização a ganhos de resultados.
A Contabilidade Gerencial pode contribuir positivamente para o sucesso da pequena e micro empresa, desde que o empresário esteja disposto a passar as informações reais para que o seu contador possa auxiliá-lo na melhor tomada de decisão.
Neste mundo competitivo, os administradores ou gestores das empresas necessitam, cada vez mais, buscar o maior número possível de informações tanto para uma tomada de decisão quanto para economia de tributos, tais como investimentos em novos produtos, cálculos de custos, enfim qualquer que seja a decisão, quanto mais informações o profissional adquirir, maior será a ganho de resultados na organização.
A informação gerencial contábil é uma das fontes primárias para a tomada de decisão e controle nas empresas. Sistemas gerenciais contábeis produzem informações que ajudam funcionários, gerentes e executivos a tomar as melhores decisões e aperfeiçoar os processos e desempenhos de suas empresas.
Temos a transitória função do contador, que deixa de ser caracterizado como um profissional que somente olha para o passado, e passa a tratar de um futuro próximo, desenvolvendo assim, agilidade, perspicácia e disponibilidade para resolução de problemas que surgem, por causa principal da constante mudança do cenário econômico.
Origem da Contabilidade Gerencial
A Revolução Industrial foi um fator muito importante para a contabilidade. Exatamente