CONTABILIDADE GERENCIAL NOS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS
CONTABILIDADE GERENCIAL NOS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS: SOBREVIVÊNCIA EMPRESARIAL
Grasiela Barnabé Schweder1
Alcir Alfredo Dufeck2
Ciro José Carlini Junior
JAHN, Edilton. Contabilidade gerencial nos micros e pequenas empresas: sobrevivência empresarial. Caminhos. n.9. p. 278 – 288, 2008.
Edilton Jahn é Bacharel em Ciências Contábeis, pós-graduado em controladoria e Gestão de Negócios, pós-graduado em Contabilidade Gerencial, Tecnólogo em Gestão de Logística, Integrante do Conselho Superior de Administração da Faculdade Ação/Energia de Rio do Sul. Trabalha atualmente no grupo empresarial Sandri, em Rio do Sul/SC.
O artigo fala sobre o uso da contabilidade, a sua importância identificando os principais fatores internos e externos que exercem influência no sucesso das empresas e na sua fragilidade administrativa sem informações gerenciais. O uso da contabilidade gerencial contribuindo para a segurança e o sucesso da empresa sendo preciso à mudança das metas dos seus empresários.
Os primeiros parágrafos retratam uma carência notada nas médias e pequenas empresas, que é a falta de conhecimento do cliente e a alta taxa de natalidade e mortalidade das empresas. A seguir o autor fala sobre o casamento entre o empresário e o contador, sendo ele o seu orientador para os investimentos na empresa e melhorias. Tendo também por parte do empresário o interesse em investir na sua empresa, oferecendo o capital necessário para as mudanças. O artigo foi feito para uma revista: “Caminhos”, com vários autores, Edilton escreve a partir da página 279, e fala um pouco sobre sua área (Contabilidade) e como ela esta atualmente.
No Brasil as pequenas e médias empresas são as que constituem a maioria no universo de empreendimentos, representando cerca de cinco milhões de entidades responsáveis por quase 60% dos empregos, segundo pesquisas do SEBRAE em 2005. A economia tem sugerido que as pequenas empresas