contabilidade gerencia
4.
Modelos Sugeridos de Planejamento Estratégico e de Avaliação de Alianças
Estratégicas para ONGs
A proposição de modelos de planejamento estratégico e de avaliação de alianças estratégicas tem por finalidade contribuir com as ONGs no tratamento de suas questões estratégicas, com o estado da arte e com estudiosos do assunto.
4.3
Planejamento Estratégico
O estudo considera planejamento estratégico como um processo contínuo de adequação entre fatores internos da empresa e aspectos ambientais. Para tanto é preciso, de acordo com Cobra
(1991), prever o futuro ambiental para que a organização possa estar preparada para enfrentar os desafios que lhe sejam apresentados.
A elaboração do Planejamento Estratégico inicia-se pela análise do ambiente que, segundo
Chiavenato (1998), é tudo aquilo que envolve externamente uma organização. É o contexto dentro do qual existe uma organização ou sistema.
Este estudo considerará, de acordo com Chiavenato (1998), que para operacionalizar o conceito de ambiente, devem ser definidos dois estratos ambientais: o ambiente geral (ou macroambiente) e o ambiente de tarefa (ou microambiente), observando que o macroambiente contém o microambiente, como um supra-sistema contém um sistema.
1.
Horizonte temporal
Chiavenato e Cerqueira Neto (2003) dizem que horizonte de tempo é o intervalo definido para desenvolvimento de uma tarefa. Para este estudo será considerado como o intervalo de tempo de abrangência do planejamento estratégico. O horizonte temporal do planejamento estratégico vai depender de cada organização, mas freqüentemente são usados de três a cinco anos, com atualização anual dos planos e revisão bimestral ou trimestral.
2.
Macroambiente
O macroambiente ou ambiente externo da empresa é considerado neste estudo como o conjunto de forças ambientais que interferem nos negócios da empresa. As principais forças a serem monitoradas são as demográficas, econômicas, tecnológicas,