varla
Diálogo (em grego antigo: διάλογος dialogos ) é a conversação entre duas ou mais pessoas, costuma-se dizer erroneamente que dia significa "dois", no entanto significa "passagem, movimento", assim, dialogo significa a troca de intervenientes, que podem ser dois ou mais. Embora se desenvolva a partir de pontos de vista diferentes, o verdadeiro diálogo supõe um clima de boa vontade e compreensão recíproca. Como um gênero, os diálogos mais antigos remontam no Oriente Médio e Ásia ao ano de 1433 no Japão, disputas sumérias preservadas em cópias a partir do final do terceiro milênio a.C.
Estrutura
Estruturalmente o diálogo classifica-se em:
Exemplo
— Onde esta vovó? perguntou ela com a voz fraca.
— Esta lá pra dentro, respondeu o moleque cruzando os braços.
— Olha, Benedito! dize-lhe que... Está bom, não lhe digas coisa alguma...
Discurso indireto
Discurso indireto livre
Monólogo interior
Solilóquio
Benveniste (2006) Chama a atenção sobre essa forma de discurso, que denomina de comunhão fática, e reconhece que deveria ser estudada no contexto da enunciação. Para esse lingüista, as palavras, na comunhão fática, preenchem uma função social e esse é o seu principal objetivo, mas não são o resultado de reflexão intelectual nem despertam, necessariamente, qualquer espécie de reflexão no ouvinte. Por que então a conversa resiste às convenções e as etiquetas impostas pelo mundo da objetividade? Na Internet, é comum a manutenção de salas específicas para conversas, mesmo em espaços destinados a temas formais e acadêmicos, uma espécie de resgate no espaço virtual dos cafés que desde o século XVI eram considerados verdadeiros centros de comunicação oral, Istambul era famosa nesse século por seus 600 cafés.
Dialogo é: Uma conversa entre duas ou mais pessoas; Uma troca de ideias para se chegar a um bom entendimento; Obra literária ou cientifica em forma de conversação; Alternância de dois factores complementares um do outro.