CONTABILIDADE GERAL
O balanço patrimonial é uma demonstração contábil que apresenta de forma qualitativa e quantitativa a posição patrimonial e financeira da empresa em um determinado período de tempo. O balanço patrimonial é considerado uma das principais declarações financeiras de uma empresa, pois faz parte de um conjunto de relatórios que compõem as demonstrações contábeis da mesma.
O Balanço Patrimonial é constituído pelo:
1. Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.
.Bens são as coisas capazes de satisfazer as necessidades humanas e suscetíveis da avaliação econômica.
Direitos são constituídos por todos os valores que a empresa tem a receber de terceiros (clientes, inquilinos etc.). Esses direitos geralmente aparecem registrados nos livros contábeis das empresas, com o nome do elemento representativo da respectiva obrigação, seguido da expressão a receber.
2. Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.
Obrigações são para a empresa todos os valores que ela tem a pagar para terceiros (fornecedores, proprietários de imóveis, empregados, bancos, etc.). As obrigações geralmente aparecem registradas nos livros contábeis das empresas, com o nome do elemento representativo da respectiva obrigação, seguido da expressão a pagar.
3. Patrimônio Líquido são os recursos próprios da entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.
Estrutura do Balanço Patrimonial
O BP tem na sua constituição duas colunas: a coluna do lado esquerdo é a do Ativo e a coluna do lado direito é a do Passivo (determinado por convenção).
No lado esquerdo são discriminados os bens e direitos, especificando-se qualitativamente e quantitativamente cada componente.