contabilidade financeira
UM ESTUDO SOB O ENFOQUE DA GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS
Custeio Alvo ou como também é conhecido, em inglês, Target Costing. Esta teoria surgiu nos anos 1960, no Japão, e é recomendável em ambientes nos quais o preço é fortemente influenciado pela competição. A literatura existente sobre o assunto enfoca, predominantemente, a sua utilização em indústrias automobilísticas, eletrônicas e de construção de máquinas de precisão. Recentemente, verificou-se através de pesquisas empíricas, que o Custeio Alvo também é viável no setor de prestação de serviços educacionais e hospitalares.
No texto o estudo de é a cesariana, procedimento cirúrgico para nascimento de bebês.
O texto expõe as seguintes abordagens: “Custeio alvo é um método abrangente de gerenciamento de custos, e pode ser utilizado com sucesso pelo segmento hospitalar, e pode representar uma poderosa ferramenta gerencial” (Sakurai). “Custeio Alvo é um processo de gerenciamento de custos por meio do qual se busca o alcance do custo alvo”; visa, fundamentalmente, o alcance do lucro. Sendo o lucro a variável dependente das receitas e dos custos e considerando-se que o Custeio Alvo é fortemente recomendável em situações onde exista pouca ou nenhuma possibilidade de gestão dos preços (receitas), resta, como opção, concentrar esforços na gestão dos custos. (Camacho).
Um definição ampla:
Custo alvo é o montante de custos que deve ser eliminado, ou aumentado, para que o custo estimado de um produto, ou serviço, se ajuste ao permitido, tendo em vista o custo de uso e de propriedade para o consumidor, o preço alvo e as margens objetivadas para cada elo da cadeia.
O processo de Custeio Alvo
Segundo Hansen, o planejamento de um novo produto e a definição do seu custo alvo é um processo composto de sete fases: Pesquisa de Mercado, Definição do Produto / Nicho de consumidores,