Contabilidade Empresarial
Este trabalho tem como objetivo apresentar alguns conceitos relacionados à constituição da atividade empresarial. Aborda mediante a legislação, os procedimentos básicos para abertura de uma empresa, passo a passo para sua inscrição em cada repartição publica. Informa-nos também, a diferença de uma empresa de natureza jurídica sociedade limitada com dois sócios para uma empresa Eireli com um único sócio. Apresenta também, um modelo de constituição de uma sociedade, mediante um contrato social, onde será dividido o valor do capital dos sócios, e suas obrigações com a empresa.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CONCEITOS DE SOCIEDADES LIMITADAS
A empresa de natureza jurídica, mais conhecida como sociedade Limitada, é uma dos tipos de empresa mais comum no Brasil. Ela é formada a partir de duas pessoas que são chamadas de sócios. Essa sociedade limitada é também conhecida pelas siglas LTDA. As sociedades são formadas por sócios, denominados acionistas em uma sociedade anônima.
Sociedade é um ente distinto da figura dos sócios que o constituem, e chancelado pelo ordenamento para ‘facilitar a pratica de atos ou negócios jurídicos voltados a realização de certos fins econômicos por eles pretendidos (NETO, Gonçalves. 2004, p. 7).
2.1.2 CAPITAL SOCIAL
O valor traduzido pelos sócios para permitir o desenvolvimento inicial da atividade empresaria é chamado de capital social. Nas sociedades por quotas, a responsabilidade dos sócios é pelo total do capital social investidos, que se faz o registro por meio de um contrato social onde é informada a divisão de quotas para cada sócio, no ato constitutivo da sociedade, segundo o artigo 2º do decreto nº 3708 de 1919.
Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integração do capital, que é o montante do capital prometido que foi realmente investido na empresa.
Para fazer parte das sociedades por quotas, os sócios devem ser maiores