CONTABILIDADE EMPRESARIAL
1 INTRODUÇÃO 3
2 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4
9. CONCLUSÃO 13 REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
Conhecer o ambiente empresarial atualmente é essencial para o seu desenvolvimento. Uma vez que o mesmo é influenciado por competição, tendências de consumo, comportamento do consumidor, entre outras, tornando complexo o processo de tomada de decisão.
Através da atualização dos conceitos da administração e da contabilidade as empresas têm um auxilio cientifico para o seu embasamento e não basear apenas em conhecimentos empíricos.
O presente trabalho tem por objetivo apresentar os conceitos que uma empresa precisa para ser criada e sobreviver no mundo competitivo atual. Tais como quais são as funções administrativas e seus teóricos, o que é patrimônio, quais as fontes de recursos, análise, demanda e estrutura de mercado e a contabilidade como ferramenta de informação.
2 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
As funções administrativas surgem em decorrência dos estudos de Henri Fayol (1841-1925) que foi o criador da teoria clássica. Em suas pesquisas salientou a necessidade de que toda empresa apresenta algumas funções como a técnicas, comerciais, financeiras, de segurança, contábeis e administrativas.
Fayol explica que o ato de administrar é: prever, organizar comandar, coordenar e controlar. E Chiavenato (2003) cita através da teoria neoclássica em que as funções administrativas são: Planejamento, Organização, Direção e Controle.
2.1 planejamento
Essa função é considerada a principal a ser realizada dentro do processo administrativo. Através do planejamento empresa irá se programar estabelecendo metas e realizando previsões futuras. Kawasnicka (1995, p.169) expõe: “Planejamento é definido como a atividade pela qual administradores analisam condições presentes para determinar formas de