Contabilidade De Custos
Campinas / SP – Unidade Taquaral
ATPS: Atividades Práticas Supervisionadas – Curso: Administração
Disciplina: Contabilidade de Custos
Professor: Emilio
Alunos Participantes: Danilo Barbosa Cacique RA: 6820476143 Gabriel de Campos Araújo RA: 6814018134 Janaina da Silva Sebastião RA: 7451631415 Laurent Pierre Koudou RA: 8707143033 Patrícia Tomaz Novato do Prado RA: 6658402974
Campinas/SP 2015
Sumário
Etapa 1 – Aula-tema: Terminologia e Classificação de Custos 3
Custos diretos 3
Exemplos de custos diretos: 3
Apropriação dos custos diretos 3
Custos Indiretos 4
A Contabilidade não pode impedir a administração de fazer coisas estúpidas. Mas podemos informar tão logo possível, para que o mundo possa ver os resultados.
Walter Schuetze.
Etapa 1 – Aula-tema: Terminologia e Classificação de Custos
A palavra custo, etimologicamente vem do termo latino "costus" e o grego "kostos" e é a quantidade que deve ser dar ou paga em troca para uma coisa.
Em gestão da produção, custo é o que deve ser revertido para fazer o produto, que será então transferido para o preço. A maior qualidade, maior custo de produção e, portanto, o preço do produto também serão maiores.
Custos diretos
É aquele que pode ser identificado e diretamente apropriado a cada tipo de obra a ser custeado, no momento de sua ocorrência, isto é, está ligado diretamente a cada tipo de bem ou função de custo. É aquele que pode ser atribuído (ou identificado) direto a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. Não necessita de rateios para ser atribuído ao objeto custeado. Ou ainda, são aqueles diretamente incluídos no cálculo