contabilidade de custos
SISTEMA DE CUSTOS PARA A OTIMIZAÇÃO DOS RECURSOS - SICOR
EVERALDO JOSÉ FONSECA DOS ANJOS
Contador
Professor da Universidade Federal de Pernambuco
Pernambuco - Brasil
Rua José Luiz da Silveira Barros, 225 - Apto. 1401 - Espinheiro
CEP 52.020-160 - Recife - Pernambuco - Brasil
Fone: (081) 222-6163 - Fax: (081) 222-4900
RESUMO
Em uma economia de alta competitividade, principalmente quando o processo inflacionário atinge elevados níveis, a permanência no mercado constitue um continuado desafio para os administradores. Manter o controle dos custos e dos investimentos passa, por conseguinte, a merecer a maior atenção, uma vez que a liberdade da fixação dos preços escapa da decisão dos empresários, a não ser para aqueles que detenham a hegemonia dos mercados ou que não tenham os seus produtos ou serviços submetidos ao controle dos órgãos oficiais.
A Contabilidade de Custos que, ao longo do tempo, já deixara de ter a mera função de avaliar os estoques, passando a assumir outras atribuições de caráter administrativo, com a introdução de modernas técnicas (JIT, TQC, ABC e CMS), tornouse excepcional instrumento para uma gestão mais eficiente dos negócios. Qualidade e produtividade, com as informações originadas nos relatórios de custos, resultaram nos parâmetros mais consistentes para a medida do desempenho administrativo, com repercussões econômicas que aproximam a condução dos negócios ao objetivo fundamental do empreendimento, ou seja, o aumento do seu patrimônio líquido.
Com sua prática, os diversos fatores que influem consideravelmente nos custos passam a merecer soluções adequadas a cada caso, de modo a que se obtenha o equilíbrio necessário, com vistas à otimização dos resultados.
Como custos e lucros resultam na fixação dos preços, constituindo a aplicação dos recursos originados nas receitas, além daqueles provenientes do capital originalmente empregado, normalmente se tem