Contabilidade de Custos
A Contabilidade Financeira se condiciona às imposições legais e requisitos fiscais. (usuario externo: Segue os princípios fundamentais de contabilidade, fisco e órgãos reguladores. Segue os princípios fundamentais de contabilidade, fisco e órgãos reguladores.)
A Contabilidade Gerencial é voltada à administração da empresa, não se condiciona às imposições legais, tem objetivo de gerar informações úteis para tomada de decisões. (uso interno: Mensura e relata informações financeiras bem como outros tipos de informações que ajudam os gerentes a atingir as metas da organização.)
Contabilidade de Custos: voltada à análise dos gastos realizados pela entidade no decorrer de suas operações. Mensura e relata informações financeiras e não-financeiras relacionadas à aquisição e ao consumo de recursos pela organização. Fornece informação tanto para a contabilidade gerencial quanto para a contabilidade financeira.
Os gastos são o sacrifício financeiro que a entidade arca para a obtenção de um produto ou serviço qualquer.
Os custos são os gastos relativos a bens ou serviços utilizados na produção de outros bens ou serviços. Custos da produção de bens ou custo industrial - Compreendem todos os gastos relativos aos bens e serviços (recursos) consumidos na produção de outros bens. Na maioria das indústrias, tais gastos são classificados em três grandes grupos: materiais, mão de obra e custos gerais de fabricação. Custo da prestação de serviços ou custos dos serviços prestados - Compreendem todos os gastos relativos aos bens e serviços (recursos) consumidos na prestação de serviços. Na maioria das empresas