Contabilidade DE Custos
DATA P/ ENTREGA 20/05/2014
7º Fórum
a) Inicialmente, leiam o conteúdo das aulas 17, 18 e 19 disponibilizados na plataforma AVA, em seguida elaborem uma discussão sobre as principais definições apresentadas nestas aulas. Esta discussão deve ser desenvolvida em no mínimo três parágrafos e no máximo cinco.
Resposta:
Aula 17
CUSTOS CONJUNTOS Com o desenvolvimento das atividades empresariais, é cada vez mais comum a existência de companhias que utilizam o mesmo complexo industrial para a produção de diversos co-produtos ou subprodutos, muitas vezes com a utilização das mesmas matérias-primas, máquinas e mão-de-obra. Esse fenômeno ocorre principalmente nos seguintes setores industriais: químico e petroquímico, refinarias de petróleo, farmacêutico, usinas de processamento de produtos agrícolas, setor alimentício, metalúrgico, mineração, fertilizantes etc. A utilização da mesma planta industrial – ou parte dela – tem representado um grande desafio para os gestores das organizações, para os profissionais da contabilidade de custos gerencial e fiscal, bem como para os fiscais e auditores. Sem dúvida, nos modernos ambientes industriais verticalizados, tornam-se significativamente mais complexas e desafiadoras as atividades envolvendo a apuração dos custos de produção de cada produto – ou linha de produto – para fins de avaliação de estoque, auxílio na determinação dos preços de vendas, análise das margens de lucratividade, do ponto de equilíbrio, fixação dos preços de transferências internas para análise do desempenho divisional etc.
Aula 18
Sucatas: também conhecidas como sobras, pedaços, resíduos e aparas. Tratam-se de produtos que podem ou não surgir do processo de produção normal, assim como podem ser compostos de co-produtos ou subprodutos rejeitados, ou mesmo de um lote de materiais reprovados pelo controle de qualidade. Na maioria das vezes, as sucatas fazem parte do processo produtivo e não há como