CONTABILIDADE DE CUSTOS 3
São custos diretos aqueles relacionados diretamente com a produção do produto (bem ou serviço), no qual podemos ter uma medida do gasto realizado. Por exemplo, a quantidade de matéria-prima utilizada na produção de um bem é algo mensurável. Podemos determinar o custo da matéria-prima utilizada na produção, mesmo que tenhamos vários produtos.
Portanto, como exemplos de custos diretos têm-se as matérias primas empregadas na fabricação do produto, a mão de obra direta e os serviços subcontratados e aproveitados diretamente nos itens fabricados. Os custos diretos também são facilmente mensuráveis de modo objetivo.
Os custos diretos são atribuídos diretamente ao projeto. Estes são os tipos de custos que você é mais familiarizado. Exemplo: Estes tipos de custos são:
Os custos associados aos profissionais envolvidos na execução do projeto As fontes do projeto Os custos associados aos recursos externos
Exemplos de custos diretos:
Matérias-primas usados na fabricação do produto
Mão-de-obra direta
Serviços subcontratados e aplicados diretamente nos produtos ou serviços.
CUSTOS INDIRETOS
É o custo que não podemos determinar com precisão sobre cada produto, por isso ele é rateado ou alocado com base em algum critério. Por exemplo, não sabemos quanto de energia elétrica cada produto consome ao ser produzido. A energia elétrica da fábrica pode, então, ser rateada pelos produtos fabricados, com base nas quantidades produzidas ou em outro critério, como número de horas de mão-de-obra, por exemplo. Logo, são aqueles que não oferecem condição de medida objetiva e dos quais qualquer tentativa de alocação tem de ser feita de maneira estimada. São exemplos de custos indiretos a depreciação, a manutenção, o seguro e o aluguel da fabrica.