Contabilidade de custo
Materialidade – Ela desobriga de um tratamento mais rigoroso. Aqueles itens cujo, valor monetário é pequeno dentro dos gastos totais.
Consistência – Não se deve mudar de critério a cada exercício.
Competência para receita e despesa –
Receita : O reconhecimento acontecerá no momento da ocorrência.
Despesa : São gastos que não podem ser alocados diretamente ao produto, necessitam de um critério de rateio para ser apropriado.
DEFINIÇÃO :
Despesas : São gastos com consumo de recursos com bens e serviços consumidos ou utilizados direta ou indiretamente para obtenção e receita.
Gastos: São compromissos assumidos pela empresa para obtenção de uma ativo, produto ou qualquer serviço.
Custo: São gastos com o consumo de um fator de produção, medido em termos monetários para atenção de um produto , serviço ou de uma atividade que deverá gerar receita.
Investimento: Representa a aplicação de recursos em todos os bens e direitos registrados no ativo da empresa , que serão baixados pela venda, consumo e amortização de futuros períodos.
Custo Indireto: Principio da competência para a despesa , o reconhecimento acontecerá no momento da concorrência.
Ex: Energia elétrica consumida no mês , salário do pessoal no mês, independentemente do pagamento, devem ser lançado no mês que ocorreram.
-“Em contabilidade de custo, custos caracterizam gastos produtivos”
-“O principio envolvido para o correto reconhecimento das despesas é a competência”
-“ Se os custo puderem ser apropriados diretamente aos produtos, considerando haver medida de consumo (quilograma, horas de mão de obra, quantidade de energia consumida), serão os custo diretos”
-“ Se não houver condição de medida objetiva e qualquer forma de alocação quer seja de forma estimada arbitraria, serão os custos indiretos”
- “Qualquer fator de rateio para os produtos , com medidas estimativas e não de medição direta, o custo é reconhecido como indireto.
- “ Estão associados