Contabilidade Comercial
Internacionalização dos serviços entre os países EMERGENTES
Marcio Luiz Marietto
MsC and Late PhD Student in Organizational Strategy
FATEC – Tatuí, São Paulo, Brazil.
Rua Goiacóz, 260. Sorocaba, São Paulo, Brazil. ZIP CODE: 18090-590.
E-mail: mlmarietto@uol.com.br
RESUMO
Compatível com o quadro teórico gerado pela Escola Nórdica de Negócios Internacionais sobre o Modelo de Uppsala, Cultural e Psychic Distância e Perspectiva Empresarial, um estudo qualitativo foi realizado em um contexto analítico a respeito de um caso de internacionalização em um país árabe da América do Sul através da análise de documentos para encontrar evidência empírica para apoiar as hipóteses teóricas para a finalidade de reforçar e contribuir para a solidificação dessas teorias, e também para resolver algumas dúvidas teóricas e pontos confusos sobre Cultural e Psychic.
Suposições distância que continuam a aparecer em estudos envolvendo internacionalização. Os resultados mostraram que a tentativa para objetivar pressupostos qualitativos encontrados nos ricos detalhes subjetivos do caso habilitado uma unidade de generalização e especificação teórica acerca da identificação de fenômenos simultaneamente.
Palavras-chave: Estratégias de internacionalização dos serviços, os países emergentes, Modelo de Uppsala, Cultural e Psychic Distance, Empresarial, Perspectiva, Pesquisa Qualitativa.
1.INTRODUÇÃO
O contorno desta pesquisa baseia-se nos pressupostos da escola nórdica na pesquisa sobre Estratégias de internacionalização. O referencial teórico baseia-se no Modelo de Uppsala (Johanson & Vahlne, 1977; Johanson & Vahlne, 2006), Cultural e Psychic Distância (Sousa & Bradley, 2008) ea Perspectiva Empresarial de Internacionalização (Andersson, 2000).
Portanto, o principal objetivo deste estudo é buscar evidências teóricas no caso e através dos procedimentos de análise para reforçar e ajuda a solidificar as atuais teorias e