contabilidade bancária
São sociedades credenciadas na Bolsa que compram e vendem serviços.
As corretoras de mercadorias são as instituições criadas pelas Bolsas Mercantis e de Futuros, com a finalidade de intermediação de operações a serem realizadas nos pregões das referidas Bolsas.
Mas estas Bolsas também aceitam como associadas as corretoras de títulos e valores imobiliários, as quais também estão associadas as Bolsa de Valores, onde são negociadas ações, títulos e futuros não vinculados a mercadoria, moedas ou índices.
Por sua vez, nas Bolsas Mercantis e de Futuros são negociados ouro físico, contratos futuros relativos a metais e pedras preciosas (principalmente o ouro), moedas estrangeiras, índices (Bovespa, taxa de juros, entre outros) e mercadorias. MERCADORIAS:
São commodities (termo da língua inglesa, significando literalmente “mercadoria”, é utilizado para designar bens e as vezes serviços para os quais existe procura sem atender a diferenciação de qualidade do produto no conjunto dos mercados e entre vários fornecedores), soja, café, algodão, açúcar – que são vendidos a preço de mercado do dia, geralmente para entrega futura, com a finalidade de garantir lucros.
AÇÕES:
As ações são papéis que representam uma pequena parte do capital social de uma empresa.
Ao comprar uma ação o investidor se torna sócio da empresa que emitiu essa ação, passando a correr os riscos dos negócios junto com a empresa e tendo participação nos lucros e prejuízos da mesma. As ações podem ser classificadas em dois tipos:
Ordinárias (ON): Quem possui ações desse tipo pode de votar em assembleias gerais da empresa, além de receber os lucros distribuídos pela empresa.
Preferencias (PN): Quem possui essas ações não pode votar nas assembleias, mas recebe os lucros distribuídos primeiro (em uma porcentagem maior que as ordinárias), e caso a empresa decrete falência serão os primeiros a receberem compensações. As negociações das ações ocorrem na Bolsa de Valores, se alguém