CONTABILIDADE AVAN ADACONSOLIDA Oalunos 1
1746 palavras
7 páginas
CONSOLIDAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEISCONSIDERAÇÕES INICIAIS
Determinados conglomerados empresariais tiveram espantoso crescimento nas últimas décadas. Atualmente, em nível internacional e mesmo no Brasil, é possível a constatação da existência de grupos econômicos constituídos por dezenas de empresas, que exploram inúmeros setores industriais, financeiros e de prestação de serviços, em vários países.
Diversas empresas brasileiras já possuem, há anos, subsidiárias no exterior, este fenômeno ocorreu principalmente em decorrência dos processos de: aquisição parcial ou total do controle societário de empresas já constituídas e em plena atividade; e/ou formação das chamadas joint-ventures - sociedades controladas em conjunto por diversos investidores.
A Contabilidade não permaneceu indiferente a essa tendência de grande concentração de empresas sob comandos centralizados. Sempre preocupados com seus diversos usuários, os pesquisadores e outros profissionais da área contábil sentiram de imediato a necessidade de desenvolver novas técnicas e procedimentos que suprissem a lacuna de informações, dados e relatórios contábeis e financeiros especialmente desenvolvidos para a "entidade" representada pelo conjunto de empresas de um único grupo empresarial.
O posicionamento das diversas entidades internacionais de Contabilidade e Auditoria é claro no sentido de reconhecer que as Demonstrações Contábeis Consolidadas fornecem maiores e melhores informações de natureza financeira e econômica a respeito da empresa controladora - e/ou de um grupo empresarial - do que as diversas demonstrações individuais.
Este também é o posicionamento das entidades brasileiras responsáveis pela normatização das práticas contábeis e fiscalização do mercado de capitais.
A Lei nº 6.404, de 1976, conhecida como lei das Sociedades por Ações, norrnatizou, em seus arts. 249 e 250, os procedimentos para elaboração e publicação das demonstrações contábeis.
Esta lei, em seu