Contabilidade aps
PLANO DA AULA 01 PROFESSOR: Curso Disciplina JORGE HENRIQUE RENZLER FRAGA – jorgerenzler@yahoo.com.br Ciências Contábeis ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS CRONOGRAMA DE AULA 1. Conceitos Iniciais, definições e contextualização. (Parte I do Livro)
- As Demonstrações Contábeis e sua importância para os usuários. - Elaboração e divulgação das Demonstrações Contábeis. - As instituições normatizadoras da profissão contábil. - O Patrimônio das Empresas - Revisão sobre o Plano de contas. - Exercícios.
1
de 34
UNIP
1. INTRODUÇÃO ORIGEM DAS MUDANÇAS NA CONTABILIDADE: Grande desenvolvimento dos países emergentes e aumento do investimento estrangeiro nesses países. Maior acesso ao conhecimento e informação, possibilitando a comparação entre os procedimentos contábeis internos e externos. O despertar da governança corporativa que facilita: - enfrentar novos níveis de complexidade nos negócios; - a criação de valor ao empreendimento; - a harmonização de interesses; - o fortalecimento das entidades empresariais e em consequência o mercado de capitais dos países; - o crescimento das empresas auxilia o crescimento econômico do país. Na contabilidade, a convergência aos padrões internacionais, onde a maior “ENFASE É NOS PRINCÍPIOS, OU SEJA, ELES PREVALESCEM SOBRE AS REGRAS”.
2
de 34
UNIP
A GOVERNANÇA CORPORATIVA (IBGC) “Conjunto de práticas administrativas para aperfeiçoar o desempenho da empresa”. Objetivo: - Transparência nas informações; - Equidade no tratamento dos acionistas (stakeholders); - Adequada e realista prestação de contas (accountability); - Responsabilidade corporativa (conselheiros e executivos). FUNÇÃO SOCIAL DA EMPRESA (IBGC) - Geração de riquezas; - Oportunidades de empregos; - Qualificação e diversidade da força de trabalho; - Estímulo ao desenvolvimento científico; - Tecnologia; - Qualidade de vida (Educação, Assistência Social e Cultura); - Defesa do meio ambiente. A CONTABILIDADE É UM VALIOSO INTRUMENTO P/