Humanas
MEDIAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL
A mediação é uma das categorias mais usadas pelo Serviço Social na sua prática. Como processo de comunicações, informações e estabelecimento de relações sociais, no qual os usuários tenham expressão de identidade e de atitudes. Através da mediação é possível pensar sobre a demanda que a aparece na profissão, construindo e reconstruindo o objeto de trabalho, e criar mecanismos de intervenção profissional. É importante destacar a relação da mediação com a categoria trabalho e o processo de trabalho, o serviço social é a profissão que intervêm sobre a realidade, faz enfrentamentos críticos da realidade, necessita de conhecimentos e de política. Através da categoria mediação, é possível comprovar que o serviço social é trabalho, estando junto com ela a intervenção.
Mediação aparece, porque é de suma importância para o serviço social, ela é a essência para o profissional, faz parecer para a profissão por causa da realidade em que vivemos. O conjunto de mediações, ganham significados e objetividade, ela traz uma visão mais ampla e profunda da realidade social, é por isso que nasce a intervenção profissional.
Portanto, a mediação é fazer mais, mais pelo usuário, por exemplo: Quando o usuário necessita de bolsa família, é certo fazer mais que isso, tem que acompanhar aquele usuário durante todo o processo de amadurecimento para que ele seja transformado e não dependa mais daquela bolsa. A mediação é fazer mais, exige mais conhecimento da profissão, mais responsabilidade. A categoria de mediação no Serviço Social necessita avançar a análise teórico-metodológica para que se qualifique, no sentido de propor novas questões e demandas emergentes da profissão, desafiando a profissão e o esforço. Mediação no serviço social é um processo de reconstrução da intervenção profissional, o assistente social se coloca diante do campo de mediações complexas, por isso que ele busca mais a dialética, para