contabilidade aplicada
1 INTRODUÇÃO 3
2 ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL 4
3 Lei de responsabilidade fiscal 5
4 AGRONEGÓCIO, CONSTRUÇÃO CIVIL E TERCEIRO SETOR 6
5 CONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
A contabilidade possui diversas áreas que podem ser exploradas pelo futuro profissional.
O presente trabalho aborda o conceito do índice de Sustentabilidade Empresarial, o ISE-BOVESPA, em como beneficia a sociedade e contribui para o planeta. Teve como propósito esclarecer a Lei de Responsabilidade Fiscal, valorizando a transparência da gestão fiscal e a racionalização de custos.
Vamos saber mais sobre a contabilidade nos setores de agronegócio, construção civil e terceiro setor. Como o profissional contábil pode colaborar nesses três segmentos.
2 ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
Devido aos problemas ambientais que a humanidade enfrenta, foi preciso uma reflexão para perceber que não só os indivíduos, mas que entidades privadas e públicas possuem compromissos com a sociedade. Adotando medidas que contribuam para o bem do planeta, ou seja, é a sustentabilidade empresarial.
Em 2005, a BM&FBOVESPA, com o apoio de diversas instituições, lançou o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), o quarto indicador do tipo no mundo e o primeiro na América Latina. O ISE é uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na BM&FBOVESPA sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. Também amplia o entendimento sobre empresas e grupos comprometidos com a sustentabilidade, diferenciando-os em termos de qualidade, nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas, natureza do produto, além do desempenho empresarial nas dimensões