brinquedoteca
. A criança aprende brincando, e o brincar faz parte do desenvolvimento integral, o mesmo está presente em todos momentos da vida da criança. O brincar faz parte do mundo da criança, assim elas aprendem melhor e se socializam com facilidade, apreendem o espírito de grupo, aprendem a tomar decisões e percebem melhor o mundo dos adultos. . As brincadeiras ajudam as crianças a aceitar as regras.
Por meio das brincadeiras educativas, ela entende que devem ser pacientes, sonhadoras e que sempre precisam buscar a coletividade, acima da individualidade, além de ter efeitos positivos para o processo de aprendizagem e estimular o desenvolvimento de habilidades básicas e aquisição de novos conhecimentos.
A brincadeira expressa a forma como a criança reflete, ordena, organiza, desorganiza, destrói e reconstrói o mundo. Através da brincadeira ela pode expressar suas fantasias, seus medos, desejos, vários tipos de sentimentos e conhecimentos novos que vão sendo incorporados a sua vida. Pode-se perceber que no jogo do “faz-de-conta” a criança experimenta diferentes papéis e funções sociais generalizadas, sempre observando o mundo dos adultos. É desta forma um espaço de aprendizagem, porque ela age como se fosse maior do que é na realidade, realizando simbolicamente o que mais tarde realizará na vida real.
Ato de brincar é, considerado imprescindível e necessário para que a criança cresça saudável e inserida em seu mundo, de fantasias, desejos apondo com o mundo real vivido pelos adultos.
Brincando ela começa entender como as coisas funcionam, que existem limites estabelecidos, regras a serem respeitadas, aprende a conviver com os amigos e principalmente aprende que em certas