Contabilidade ambinental

292 palavras 2 páginas
Contabilidade Ambiental, nos dias de hoje Os recursos naturais do planeta vêm se acabando gradativamente com o passar dos anos, tudo isso em decorrência do consumo desenfreado pelos seres humanos; recentemente a mídia mostrou os furacões Catryna e Sandy que devastaram algumas cidades norte-americanas; outro exemplo é a mudança repentina do clima, acontecendo com freqüência no país e ainda é possível notar que as gerações futuras passarão por problemas ambientais de maior relevância.
A contabilidade ambiental tem condições de auxiliar na proteção do meio ambiente, ajudando no registro e controle dos dados econômicos e financeiros resultantes da utilização dos recursos ambientais.
A contabilidade ambiental é o ramo da ciência contábil, que registra o patrimônio ambiental (bens, direitos e obrigações ambientais) de determinada entidade, tendo por objetivo proporcionar informações regulares aos usuários internos e externos, sobre os eventos ambientais que modificam a situação patrimonial da Empresa, quantificado em moeda.
De acordo com Barbieri (1997, p. 199):
O crescimento da consciência ambiental, ao modificar os padrões de consumo, constitui uma das mais importantes armas em defesa do meio ambiente. Quando a empresa busca capturar oportunidades através do crescente contingente de consumidores responsáveis através de ações legítimas e verdadeiras, essas ações tendem a reforçar ainda mais a consciência ambiental, criando um círculo virtuoso, na qual a atuação mercadológica, marketing verde, como querem alguns, torna-se um instrumento de educação ambiental.
Como a preocupação com o meio ambiente vem crescendo nos últimos anos, a contabilidade ambiental se transformou em uma forma de marketing para as entidades, através das normas existentes (ISO 1400, Lei n. 6.938 de 31 de agosto de 1981, da Política Nacional do Meio Ambiente, entre outros); são bem vistas e preteridas pelos investidores e até mesmo pelos consumidores de

Relacionados