contabilidadde tributaria

11842 palavras 48 páginas
INTRODUÇÃO

Desde os primórdios da humanidade a especulação tributária foi algo sempre presente em todos os momentos, tendo em vista que, nas relações não só comerciais como de sociedade a carga tributária foi algo sempre constante e existente de forma a regularizar e regulamentar os meandros de toda e qualquer forma de junção de interesses. Na história mundial os níveis tributários sempre forma constantes.
Em terras brasileiras, os impostos são estudados em três momentos políticos distintos básicos: Colônia, Império e República. Em meio a fase colonial os tributos eram estabelecidos por Portugal, a metrópole, desta feita os brasileiros eram indiscriminadamente explorados pelos alimentados da coroa portuguesa.
Os impostos eram distintos em suas modalidades, como a seguir definidos: quinto (que era a quinta parte da produção de ouro), Direitos Régios (que era um imposto de importação) e Dízimo Real (que era um imposto sobre os produtos agrícolas e o trabalho do lavrador); como mencionado por João Baptista Celestino em seu livro Direito Tributário nas Escolas. Observa-se então que o quinto proporcionou toda uma especificidade em termos de luxo à corte portuguesa. Ocorre então, a independência do Brasil do reino de Portugal, o que não trouxe melhorias em termos tributários no entendimento da população que pagavam altas taxas de impostos.. O novo governo estabeleceu a autonomia das províncias para delimitar seus próprios impostos. A legislação tributária virou uma verdadeira baderna, pois as províncias cobravam impostos sobre produtos já tributados pela União e ainda os demais impostos eram numerosos e abusivos. Com o tempo e a utilização de emendas constitucionais tentou-se regular a questão, delimitando impostos da União e das Províncias, mas as mesmas cobravam impostos inconstitucionais.
Chegando-se ao período da República, forma de governo que ainda é adotado no Brasil. Assim a carta constitucional de 1891 descriminou rigorosamente os tributos que

Relacionados

  • atps contabilidade
    1500 palavras | 6 páginas
  • matematica
    1500 palavras | 6 páginas
  • Plano de negocios
    3719 palavras | 15 páginas