Contabil
Consciência Mítica
A consciência mítica é o nível de consciência de uma criança de idade de sete anos até à adolescência; é o primeiro dos níveis mentais. É a consciência do ego ou mente emergente da criança.
A criança a este nível acredita que o "Deus que está nos céus", muito à semelhança dos seus pais, pode fazer qualquer tipo de milagre para suprir as suas necessidades.
É um nível conformista, de lei e da ordem em que tudo no mundo paroquial da criança é visto como "verdadeiro" e "melhor".
A criança aprende a definir-se por regras e papeis convencionais, e associa a sua auto-estima à obediência a essas "leis" e a comportar-se corretamente.
Até muito recentemente, o nível mítico de consciência tem sido o nível de consciência dominante em todas as religiões "universais", incluindo o Cristianismo.
Platão
O eternamente verdadeiro, eternamente belo e eternamente bom
Ele acreditava em regras e normas eternas, que governavam o agir de uma pessoa ....
Ele se interessava tanto pelo o que é interno na natureza quanto na sociedade ....
Tudo é eterno ...
O Mundo das idéias
Platão acreditava que tudo o que podemos sentir na natureza flui. Ou seja, tudo o que participa do mundo dos sentidos acaba algum dia ... esse mundo dos sentidos é nosso dia-a-dia ...
Ele acredita que exista um mundo chamado mundos das idéias, onde a forma de tudo é perfeita e infinita e tudo o que existe no mundo dos sentidos provém de lá, ou é apenas uma cópia do qu existe lá.
Ex.: Todos os cavalos são iguais, ou seja, todos tem a mesma forma, o que permitiu que conceituássemos o cavalo. Mas todos os cavalos que vemos são imperfeitos. Há apenas uma forma perfeita, e essa forma se encontra no mundo das idéias.
Concluindo ele acreditava em uma realidade autônoma do mundo dos sentidos em que vivemos, onde todas as formas são perfeitas e infinitas.
O Verdadeiro conhecimento
Ele acreditava que por vivermos em um mundo onde nada é imutável e perfeito não