Contabil
Diversas pessoas resolveram fundar uma sociedade anônima, denominada Alfenas S.A . com o capital subscrito e integralizado em dinheiro de $40.000 (fracionado em 40 ações de $ 1000 cada uma). A entidade iniciou suas atividades em 15-1- Ano X, dedicando-se ao ramo de prestação de serviços, de reparos (consertos) de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos.
2ª Operação – Aquisição de edifício
A empresa resolve adquirir em 10-2-Ano X, mediante pagamento a vista, um edifício de dois pavimentos para abrigar suas instalações, pela importância de $12.000.
3º Operação – Compra de materiais
Para iniciar suas atividades mercantis, a empresa necessitará adquirir materiais, que serão estocados, para uma posterior utilização, quando da prestação dos serviços a seus clientes.
O diretor da empresa, Sr. Brito, conheceu o Sr. Almeida, comerciante que, na ocasião, liquidava seus estoques de material eletrônico.
Em 13-2-X foram arrematados todos os materiais da empresa liquidante pela importância de $ 20.000. O Sr. Almeida confessou que poderia vender facilmente seu saldo de Materiais por $28.000, em leilão, mas aceitou o preço oferecido pela AlfenasS.A ., por se tratar de venda rápida, assinando as partes o respectivo contrato..
4ª Operação – Compra de veículo
A Alfenas S.A. necessitava de um utilitário para efetuar aos clientes a entrega dos aparelhos eletrônicos consertados (recondicionados) .
Adquiriu, então, em 20-2-X, da Xixo Automóveis S.A ., um veículo a vista por $2.000
5ª Operação – Venda de parte do edifício
Os Diretores, verificando que o edifício adquirido excedia às necessidades previstas, resolveram vender o pavimento superior ao Sr. ª Sousa, em 23-2-X por $6.000, ao preço de custo.
Nenhum dinheiro foi recebido do Sr. ª Sousa, nessa data, porém a empresa adquiriu um novo Ativo – um direito a receber os $6.000, representado por uma \nota \Promissória emitida pelo comprador.
6ª Operação –