contabil
É uma demonstração contábil que tem por objetivo mostrar a situação financeira e patrimonial de uma entidade numa determinada data.
Através dele pode-se identificar a saúde financeira e econômica da empresa no fim do ano ou em qualquer data prefixada.
O balanço patrimonial é dividido em duas colunas a do lado esquerdo é denominado ativo a do lado direito passivo e patrimônio líquido.
Ativo
Parte positiva, composta de bens e direitos
Ex: duplicatas a receber, clientes, contas a receber, dinheiro depositado no banco, aplicações financeiras etc..
Passivo
Parte negativa, compostas das obrigações com terceiros.
Ex: fornecedores, duplicatas a pagar notas promissórias a pagar, impostas a recolher, contas a pagar, títulos a pagar, contribuições a recolher etc.
Patrimônio Líquido
Dividido em três partes, ele representa as obrigações da entidade para com os sócios ou acionistas, proprietários e indica a diferença entre o valor dos bens e direitos (ativo) e o valor das obrigações com terceiros (passivo exigível).
Ativo Circulante
São classificados os recursos aplicados que podem se converter em dinheiro num prazo de 12 meses (365 dias) contados a partir da data do encerramento do balanço. Exemplos: Banco, Caixa com Movimento, Aplicação de Liquidez imediata.
As Disponibilidades na Contabilidade
São os recursos financeiros que se encontram a disposição imediata da entidade, compreendendo os meios de pagamento em moeda e em outras espécies, os depósitos bancários á vista e os títulos de liquidez imediata.
Ativo Não Circulante
São incluídos neste grupo os bens de permanência duradoura destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu empreendimento assim como os direitos exercidos com essa finalidade. Exemplos:
No Realizável á Longo Prazo: são classificados os recursos em que essa transformação ocorrera em prazo maior do que o exercício seguinte, e suas contas com prazos de vencimento ocorrerão após